Feliz aniversário Curitiba

Crédito: Prefeitura Municipal de Curitiba

Crédito: Prefeitura Municipal de Curitiba

Hoje, dia 29 de março, a minha amada cidade de Curitiba está fazendo 316 anos… Porém, apesar de ser domingo, não é feriado, por que nós curitibanos guardamos o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, que é dia 8 de Setembro (feriado prolongado, heeeeeeeee). Perto de algumas cidades do Brasil, ela ainda é um bebê, porém teve um crescimento considerável desde sua criação em 1693. Com uma população de quase 1,8 milhões de habitantes, Curitiba é uma das cidades mais queridas do Brasil… E é uma cidade cheia de particularidades: tem muito verde por todos os lados mesmo no centro da cidade, normalmente é cinzenta e fria… Quando faz calor, os curitibanos tem a sensação de estar na África, hahahaha. É uma cidade úmida, por isso o verão é tão insuportável e o inverno é tão gelado. É indiscutivelmente uma cidade limpa e tem o posto de uma das mais limpas do mundo. Curitibano SEMPRE joga o lixo no lixo, e 90% deles faz a coleta seletiva. Ao contrário das piadas que vivem fazendo conosco, não somos um povo fechado. Somos acostumados a ter todas as estações do ano num só dia: saímos de casa pela manhã com garoa e tempo nublado (às vezes com serração), no decorrer do dia faz um calor senegalesco, à tarde chove e à noite está frio novamente (isso é muito normal por aqui). Curitiba é uma cidade que as pessoas ou amam ou odeiam, não existe meio termo. Se odeiam, não querem voltar nunca mais, mas se amam… haaaaa, daí nunca vão querer sair daqui, mesmo que nunca tenham morado em outro lugar (meu caso).

Eu sou curitibana de nascimento. Nasci em Santa Felicidade e desde que casei, moro pertinho do Parque Barigui (foto acima), num bairro pequeno e charmoso chamado Orleans e amoooooooooooo incondicionalmente minha linda e cinzenta Curitiba. Nunca morei longe daqui e não me vejo morando… Adoraria conhecer o mundo inteiro, mas principalmente o Brasil, que é lindo demais… E acho que cada cidade tem seu diferencial e suas particularidades, mas minha Curitiba é e sempre será minha amada cidade…

Pra quem ainda não conhece Curitiba, segue algumas fotinhas de alguns dos muitos pontos turísticos daqui… Venham, vale a pena!!!

Jardim Botânico no verão

Jardim Botânico no verão

Jardim Botânico no inverno

Jardim Botânico no inverno

Ópera de arame a ao fundo a Pedreira Paulo Leminski

Ópera de arame a ao fundo a Pedreira Paulo Leminski

Museu Oscar Nienmeyer - Museu do olho

Museu Oscar Nienmeyer - Museu do olho

Parque Tanguá

Parque Tanguá

Praça Tiradentes e a Catedral. Marco zero da cidade

Praça Tiradentes e a Catedral. Marco zero da cidade

Portal de Santa Felicidade

Portal de Santa Felicidade

Manhã de inverno em Curitiba

Manhã de inverno em Curitiba

Parabéns Curitiba!!!!

Créditos das fotos: Google Imagens

Published in: on 29/03/2009 at 16:15  Comments (6)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://gnomawarrior.wordpress.com/2009/03/29/feliz-aniversario-curitiba/trackback/

RSS feed for comments on this post.

6 ComentáriosDeixe um comentário

  1. CARAMBA!!! Jura que essas fotos são de curitiba??? DEUS, que lindo! Nem parece Brasil, parece uma cidade europeia! lindo demais, principalmente essa foto da manhã de inverno e o jardim botanico! Uau!
    Morro de vonatde de conhecere curitiba, e depois desse post, agora morro MAIS AINDA! hauhauahauha
    Orgulhinhoooo de ser curitibana hein?
    hehehe! cheia d motivos, aliás!
    beijos!

    • Juro que é Curitiba… Ha, venha mesmo… Eu tb queria conhecer o Rio de Janeiro (é onde vc mora né?)… Vamos fazer assim… venha pra cá, dae vc fica na minha casa e eu te apresento Curitiba, que tal? E ainda de quebra conheço vc… Se vc gosta de inverno, julho é o melhor mês… Isso é um convite tá.
      Bjs…

      • Opaaaaaa, obrigada pelo convite! Assim que pintar uma oportunidade de viagem pode apostar que eu vou mesmo hein?? ahuahuahah
        E vc tb tah convidada a vir ao Rio! Vai ser um prazer apresentar as praias e o cristo redentor! Só tem que ser resistente pra aguentar o calor! ahuahuahah
        Beijos e respondi teu comment lah no blog, os escritos elficos são pra minha tatoo mesmo, que vou fazer amanhã! ahauhauha
        doooooooor!!

  2. Não dóói?! Aiiii a espera é q tah me matando…a ansiedade me dxa louca! hauahuaha mas tudo bem, amanhã eh o grande dia! E na verdade vai ser no braço, como um bracelete, sabe? Imagino q vá doer pq a pele do braço é mto fininha =/ hehehe!
    Mas enfim, jah comprei uma pomada anestesica que o tatuador indicou e vamos ver se funciona né?? Ouvi o barulhinho no estudio qndo fui marcar e meu deeeeus, enlouquecedor! ahuahuaa sorte q a tatoo eh simples e vai demorar soh uns 30 min! Vamos ver se eu aguento!
    E assim q eu tiver fotos vou postar!
    E ADOREIIIIIII A ALIANÇA em elfico! Poxa, posta fotos dela tb!!! Isso é lindo, eu queria gravar em tengwartb na minha aliança de compromisso mas nao achei ngm que gravasse =(
    Fica pra de casada tb! ehhehehe
    Depois mostra a sua heinnn?
    E incentivo pra tatoo aí tb! Eu não faço no pé nem fodeeendo, dizem que dói horrores!
    Beijos!

  3. Nossa, Curitiba é linda mesmo! Fui quando pequena, mas não lembro de muita coisa…
    O que mais me impressiona nessa cidade é a arquitetura maravilhosa. Não tem como não ficar boquiaberta com o Jardim Botânico. 🙂
    Beijão Anne!

  4. adorei essa linda cidade.ta de parabens curitiba.adoraria tanto visitala ou ate mesmno morar.william de vitoria da conquista bahia.


Deixe um comentário